sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008




Olá gente doente!


Mas afinal isso é preguiça, ou é mesmo doença?


Agora é que se vê quem faz uma alimentação saudável e consegue ser mais forte do que a doença!...


Vamos lá comer muita laranja que isso passa!...


Um beijinho para todos com votos de rápidas melhoras e bom fim de semana.


Segunda feira quero toda a gente na escola. Temos muito que fazer!



A Professora


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Convite

No âmbito do Projecto Shape Up, fomos convidados pelo Ministério da Educação para apresentarmos a nossa famosa peça de teatro "O Coelhinho Tirolas" na Expo Criança de Santarém.
Aceitámos o convite porque assim podemos transmitir a mensagem deste nosso trabalho a um número maior de pessoas contribuindo activamente para o seu bem estar.
Lá estaremos no próximo dia 7 (sexta-feira). Faremos uma sessão às 11h e outra às 15h. Esperamos portar-nos bem para que possamos ser dignos de toda esta honra.

A SEREIAZINHA

A SEREIAZINHA

Finalmente aqui vamos apresentar o nosso trabalho acerca do livro da Sereiazinha.
Lemos o livro, resumimo-lo, ilustrámos os nossos resumos e compilámos tudo isto num pequeno livro. Vivemos momentos maravilhosos de verdadeira fantasia. Viajámos pelo mundo fantástico da imaginação, que é sem dúvida alguma, para todos nós, o nosso predilecto.
Nós adoramos ler e fazer este tipo de trabalhos. Estamos ansiosos de começar a ler um novo livro, mas agora estamos a chegar aquela altura do ano em que a escola já não é tão divertida: as avaliações. Mas tudo isto faz parte do nosso trabalho e como bons trabalhadores que somos, vamos também fazê-lo bem.

A SEREIAZINHA
Autor: Hans Christian Andersen

Num Mar longínquo, onde a água é de um azul cristalino, no mais profundo de todos os mares, havia um majestoso palácio. Era um palácio com as paredes de coral, janelas de âmbar pontiagudo e tectos de ostras que abriam e fechavam mostrando pérolas maravilhosas.
Nesse palácio vivia um rei viúvo com a rainha sua mãe e seis belas princesas suas filhas.
Para que as princesas pudessem passar o tempo de uma forma saudável, a avó ofereceu a cada uma o seu bocadinho de jardim para cuidar.
Uma fez o canteiro em forma de baleia, outra em forma de sereia e a mais nova desenhou um círculo onde plantou flores que pareciam o sol e colocou no meio uma linda estátua de um rapazinho em pedra branca que viera de um naufrágio.
A princesa mais nova era a mais bela e sentia um prazer enorme quando ouvia falar dos humanos e de tudo o que com estes se relacionava.
Passava noites à janela e conseguia ver a lua e as estrelas através da água do mar.
Sua avó prometera-lhe que logo que fizessem quinze anos poderiam ir até à superfície para ver o mundo dos humanos.
A princesa mais velha fez quinze anos e foi até à superfície. Quando regressou tinha muita coisa para contar, mas aquilo de que mais gostou foi estar deitada na areia a olhar a cidade.
No ano seguinte a segunda irmã foi até à superfície e ficou encantada com o pôr-do-sol.
A terceira irmã viu vinhas, ouviu os pássaros cantar, sentiu o calor do sol e viu crianças a brincar na água.
A quarta não foi tão longe. Viu navios ao longe, golfinhos e baleias.
A quinta, como fazia anos no Inverno, sentou-se num icebergue e contemplou a fúria de uma tempestade.
Depois de visitarem o mundo dos humanos, todas elas tinham saudades da sua casa. Achavam que o fundo do mar era bem mais belo.
Finalmente, a sereiazinha mais nova fez quinze anos. A avó fez-lhe uma coroa de pérolas, pôs-lha na cabeça e ela nadou até à superfície. Viu um navio e espreitou pelas vigias. Festejava-se o aniversário de um jovem príncipe, por quem a sereiazinha imediatamente se apaixonou.
De repente levanta-se uma tempestade no mar, o barco parte-se ao meio e o príncipe afunda-se.
De momento, a sereiazinha ficou radiante porque o seu amado ia viver para o fundo do mar. Mas, de repente apercebeu-se que para isso ele teria de morrer e ela não queria que ele morresse. Nadou até junto dele e levou-o para terra.
Quando a tempestade acalmou, a sereiazinha fez-lhe festinhas na cabeça e beijou-o na testa e escondeu-se atrás de uma rocha até que viesse alguém para o socorrer.
Assim que viu que ele estava salvo, a sereiazinha regressou ao seu mundo cheia de pena de ter abandonado o príncipe e não contou a ninguém aquilo que tinha acontecido.
Diariamente voltava à superfície, mas nunca mais conseguiu ver o seu apaixonado. O seu único conforto era abraçar a estátua do seu jardim, que tantas semelhanças tinha com o príncipe.
Finalmente a tristeza era tanta que teve que desabafar com uma das irmãs que imediatamente descobriu o palácio do príncipe encantado.
A sereiazinha e as irmãs nadaram até ao luxuoso palácio e a partir daí, a sereiazinha fazia disso a sua tarefa preferida e ficava a espreitá-lo sem que este se apercebesse. Ouvia os pescadores falarem dele como uma pessoa muito boa.
Começou a ficar cada vez mais interessada pelo mundo dos humanos e fazia muitas perguntas à avó que lhe respondia sempre de maneira sábia e inteligente. Dizia-lhe que os peixes podem viver até trezentos anos e depois sobem à superfície para olhar o mundo dos humanos, transformados em espuma do mar. Os humanos por sua vez, só podem viver até cem anos mas têm uma alma imortal que depois do corpo se transformar em pó, sobe até às estrelas brilhantes.
A sereiazinha perguntava então à avó o que teria de fazer para ter uma alma imortal.
- Isso só poderia acontecer se algum humano casasse contigo. Mas isso nunca acontecerá devido à tua cauda de sereia. – Dizia a avó. A sereiazinha ficou muito triste e a avó disse então:
- Vamos deixar-nos de tristezas e vamos divertir-nos. Logo à noite daremos um baile na corte e convidaremos todos os peixes das redondezas.
O salão era de cristal lindíssimo e no meio passava um rio onde dançavam tritões e sereias ao som do seu belo canto. O canto mais doce era o da sereiazinha. Quando todos batiam palmas ela ficava muito feliz, mas depressa essa felicidade era ultrapassada pela enorme tristeza de não possuir uma alma imortal e não conseguir alcançar o amor do seu príncipe encantado.
Enquanto todos se divertiam, ela decidiu pedir ajuda à bruxa do mar que vivia para lá dos remoinhos turbulentos.
Partiu. Era um caminho onde só havia remoinhos, areia cinzenta, águas bravias e uma longa faixa pantanosa de lama borbulhante. No meio de uma misteriosa floresta com árvores cujos ramos eram longos braços viscosos com dedos parecidos a vermes ondulantes que mexiam permanentemente. Tudo aquilo em que tocavam ficava para sempre enrolado a eles.
A sereiazinha estava apavorada e quase voltou para trás, mas… ganhou coragem e partiu. Prendeu os cabelos e nadou por entre aqueles horríveis ramos que tentavam apanhá-la. Chegou finalmente à casa da bruxa que vivia rodeada de cobras-de água, no meio da floresta, numa casa feita de ossos dos humanos que haviam morrido nos
naufrágios.
Mal a viu, a bruxa disse-lhe que sabia muito bem aquilo que ele queria: uma alma imortal e casar-se com o príncipe.
- Vou preparar-te uma poção mágica que terás de beber antes de o sol nascer. A tua cauda transformar-se-á em duas pernas, mas sofrerás dores terríveis. Nunca mais voltarás a casa do teu pai e terás de me dar em troca de tudo isto, a tua bela voz.
A sereiazinha, ainda pensou desistir, mas o seu desejo era tão forte que decidiu aceitar.
Pegou no frasco da poção mágica e nadou até ao palácio de seu pai. Pegou numa flor, atirou mil beijos em direcção ao palácio e nadou até à superfície.
Bebeu a poção mágica e as dores foram tantas, que desmaiou ficando como morta.
Acordou ao nascer do sol e sentiu, uma vez mais, dores horríveis. Viu o príncipe à sua frente que a olhava com tal intensidade que ela baixou os olhos. E, muito surpreendida, viu que tinha duas maravilhosas pernas, mas estava nua. Muito envergonhada, tapou-se com o seu cabelo.
O príncipe perguntou-lhe quem era e donde vinha mas ela não tinha voz e só respondia com o seu olhar doce e apaixonado. Ele pegou-lhe na mão e levou-a para o palácio onde lhe vestiram as roupas mais belas e ninguém se cansava de enaltecer a sua beleza.
Houve festa no palácio e a sereiazinha encantou a todos com a sua dança, muito particularmente o príncipe.
A sereiazinha passou a dormir numa almofada de veludo junto à porta do quarto do príncipe.
Todas as noites a sereiazinha ir refrescar os pés e pensar em tudo aquilo que tinha deixado em troca do amor do príncipe. Ficava triste sem saber como fazer para alcançar o seu amor.
Apesar dos pedidos da avó e das irmãs, ela recusava-se a voltar, na esperança de um dia conseguir alcançar o seu grande sonho.
O príncipe gostava muito dela, dizia-lhe que ela o fazia lembrar uma rapariga linda que tinha salvado e que jamais perderia o lugar no seu coração. A sereiazinha ficava com o coração partido mas não sabia como dizer-lhe que essa rapariga era ela.
Certo dia, o príncipe desabafou com ela dizendo-lhe que os pais queriam que ele conhecesse a princesa do reino vizinho. Ele iria fazer-lhes a vontade, mas jamais se apaixonaria por ela. E beijando-lhe os lábios disse:
-Só tu, me fazes lembrar a minha amada.
E partiu para o reino vizinho.
Passados dias a princesa do reino vizinho chegou. Era linda de verdade e o príncipe pensando tratar-se da sua apaixonada, correu a contar à sereiazinha que, como era de esperar, ficou desolada. Ela sabia que logo que ele se casasse com outra, a sereiazinha transformar-se-ia em espuma do mar.
Chegou finalmente o grande dia. O príncipe ia casar com a princesa do reino vizinho.
A sereiazinha vestida de seda pegava no véu da noiva enquanto pensava que aquele era o seu último dia de vida. Houve grande festa no reino e todos foram convidados.
À noite depois de terminados os festejos, o príncipe e a sua noiva, retiraram-se para a tenda real.
A sereiazinha encostou-se à amurada à espera da madrugada pensando em tudo o que lhe tinha acontecido. De repente, as suas irmãs apareceram dizendo que tinham dado à bruxa os seus longos cabelos, em troca de uma solução para lhe salvar a vida. A bruxa deu-lhes uma faca e disse que antes de o sol nascer, a sereiazinha tinha de pegar nela e matar o príncipe. Logo que uma gota de sangue do príncipe caísse nos seus pés, estes transformar-se-iam novamente em cauda, e a sereiazinha voltaria à sua antiga condição de sereia.
O amor da sereiazinha pelo príncipe era tão grande que ela não conseguiu matá-lo.
Pegou na faca e atirou-a ao mar.
O sol nasceu e a sereiazinha, como recompensa de tanta bondade e sofrimento, transformou-se em espírito do ar. Passados trezentos anos iria obter a alma imortal com que sempre sonhou. Por cada criança boa que ela encontrasse ser-lhe-ia reduzido um ano aos trezentos, e por cada criança má, ser-lhe-ia acrescentado um ano, por cada lágrima que ela fizesse derramar.
A sereiazinha olhou e viu o príncipe que juntamente com a sua noiva a procuravam por todo o lado sem fazer a mínima ideia daquilo que lhe tinha acontecido. Ela sorriu e subiu juntamente com os outros espíritos para uma nuvem rosada que voava pelo céu.


Para que a sereiazinha consiga rapidamente obter a sua alma imortal e ser feliz, vamos todos ser aquelas crianças boas que tornam os pais felizes e merecem o seu amor.


Resumo colectivo: alunos do 3ºanoD
E.B.1 Nº3 do Barreiro

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Promessa

Olá meninos!

Como o prometido é devido, aqui estou para vos dar uma palavrinha. Não quero que fiquem inquietos a pensar na minha promessa. Afinal ainda não tenho novidades para vos dar porque houve alguém ( não vou dizer quem), que não cumpriu com a sua palavra. Mas não faz mal, amanhã temos tempo.

Já agora aproveito para dizer a todos os que nos visitam, que o livro "Joana Descobre Novos Sabores" feito pelos alunos dos terceiros e quartos anos, vai ser editado pelo Comissão Europeia do Projecto Shape Up que ficou encantada com ele. Parabéns a todos!
Esperamos poder brevemente ter esta maravilha, não só na biblioteca da nossa escola, mas também na casa de cada um de nós.

A Professora

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Canção do projecto



Decidimos fazer uma canção para o nosso projecto (Shape Up).

-Escolhemos uma música. Aquela que mais gostámos foi: "Não te deixes vencer" das "Just Girls".

Todos juntos e com a ajuda da nossa professora e dos nossos pais, fizémos uma letra muito gira.

Bora lá, comer bem
Achas bem, comer assim?
Tantos doces, bolos e pudins...
Deixa lá, vou-te ajudar
A fruta e a sopa,
São p’ra comer já.

Bora lá, comer bem
Tu não vais resistir
Saltar, pular, é brincar
Mesmo se cair.
Comer sempre o melhor
Da terra e do mar
Não te deixes vencer.

Já sabes: a sopa, tens de comer
Já sabes: exercício tens de fazer.

De manhã, ao acordar
Comer bem, p’rem forma estar
E p’rá escola, a corda levar
E ao intervalo, todos juntos, saltar.

Bora lá, comer bem
Tu não vais resistir
Saltar, pular, é brincar
Mesmo se cair.
Comer sempre o melhor
Da terra e do mar
Não te deixes vencer.


Bora lá, comer bem
Tu não vais resistir
Saltar, pular, é brincar
Mesmo se cair.
Comer sempre o melhor
Da terra e do mar
Não te deixes vencer.

Já sabes: a sopa, tens de comer
Já sabes: exercício tens de fazer.
A escolha é tua
Já tens tudo o que precisas
Agarra com força, a vida em ti.


Bora lá, comer bem
Tu não vais resistir
Saltar, pular, é brincar
Mesmo se cair.
Comer sempre o melhor
Da terra e do mar
Não te deixes vencer.

Bora lá, comer bem
Tu não vais resistir
Saltar, pular, é brincar
Mesmo se cair.
Comer sempre o melhor
Da terra e do mar
Não te deixes vencer.

Já sabes: a sopa, tens de comer
Já sabes: exercício tens de fazer.
Gostaram? Vamos treinar todos juntos!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O livro que acabámos de ler

Acabámos de ler o livro intitulado:


"A SEREIAZINHA" de HANS CHRISTIAN ANDERSEN.


É uma história maravilhosa de uma sereiazinha que se apaixona pelo mundo dos humanos. Passa por várias aventuras e...

Se quiser saber... visite-nos com frequência porque brevemente, apresentaremos o trabalho que fizémos sobre este livro.

Até breve!

Puzzle

Olá amigos!
Aproxima-se o fim de semana e aqui vos deixamos um pequeno passatempo.
Divirtam-se!



Click here to make your own Picture Puzzle

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trabalhar em grupo




O trabalho de grupo é …

…interessante porque todos juntos pensamos melhor. André
…estarmos todos juntos e brincar. Carolina
…é bom porque podemos trabalhar em conjunto. Daniel
…fazer coisas com os amigos. Diogo A.
…muito bom porque dividimos tarefas e no fim ainda brincamos. Diogo V.
…muito divertido porque vamos a casa uns dos outros, trabalhamos e se houver tempo também brincamos. É também muito importante porque nos ensina a lidar com os erros dos outros. Fábio
...é divertido e fácil de fazer. Ajuda-nos a pensar e podemos fazer trabalhos mais completos. Frederico
…estar com os colegas a trabalhar e a pensar. Guilherme
…é muito melhor porque todos juntos temos mais ideias. Hugo
...é ajudar-se uns aos outros e aprender mais. João C.
…é divertido porque trabalhamos todos juntos e aprendemos muita coisa. João D.
…aceitar as ideias dos outros e não discutir. João Vieira
…é bom porque temos mais cabeças para pensar e demoramos menos tempo. João P.
…é divertido porque trabalhamos melhor, brincamos e lanchamos. Leonor
…é um trabalho muito especial porque se fazem muitas pesquisas e se trocam muitas ideias. Mariana
…é uma ideia muito gira porque se fizermos um trabalho cheio de ideias sai melhor. Mónica
…é bom e é mais fácil fazer as coisas. Rita
…é ajudar os amigos. Ricardo
…é conviver com os colegas e adquirir mais conhecimentos. Rodrigo
...é fantástico. Sofia
…é muito divertido. Tatiana

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mamíferos

Também já conseguimos apresentar os trabalhos em Power Point. Os nossos colegas ficaram encantados. Estamos todos de parabéns.




































Trabalhos sobre os animais

Hoje apresentámos na sala de aula os trabalhos que fizémos sobre os animais, com a preciosa ajuda dos nossos pais. Estão todos maravilhosos. Para os nossos pais vai o nosso muito obrigado e um beijinho grande.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Dia dos namorados

No dia dos namorados, aceitámos a sugestão da mãe do Rodrigo e escrevemos uma cartinha ao nosso(a) amigo especial. Fizémos trabalhos muito lindos. Sabem quem foi a menina que mais cartas recebeu? É segredo nosso, não vamos revelar!...

sábado, 16 de fevereiro de 2008

A viagem da nossa Pomba

A Pomba que lançámos no dia da Paz (30 de Janeiro) chegou a Alvito no Baixo Alentejo, no dia 2 de Fevereiro como nos diz o Sr. Manuel Guerra na carta que passamos a transcrever:

"Olá Meninos
É com todo o prazer que me encontro a escrever para os meninos. É a respeito da vossa Pomba. Eu vivo no campo e guardo gado. Comecei a ver uma coisa muito estranha ao longe e fui até lá. Era então a vossa Pomba que estava toda enleada com os fios nos arames farpados. Os balões estavam todos despejados. Depois tirei-a e fui ao monte buscar a carrinha e levei-a para o monte. Depois estive a ler os papelinhos todos da pombinha, vi a direcção e pensei em escrever esta carta para os meninos saberem aonde a Pomba veio cair. Foi na Herdade das Loizandas no concelho de Alvito Baixo Alentejo. Agora peço aos meninos que me liguem para eu saber se receberam a minha carta.
A Pombinha foi encontrada no dia 2 de Fevereiro. O meu nome é Manuel Rocha Guerra. Peço desculpa de alguns erros na escrita. É que eu já tenho 63 anos e tenho só a terceira classe feita em moço.
Agora desejo muitas felicidades para todos os meninos e o meu obrigado. Adeus
Manuel Guerra"

Ficámos radiantes e ecrevemos-lhe imediatamente a agradecer a sua gentileza e sensibilidade e a fazer-lhe perguntas sobre a nossa querida Pomba.
Como é bom existirem ainda pessoas como o Sr.Manuel!...
Bem haja Sr.Manuel!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Mensagem para o Guilherme


Olá Guilherme!

Estás melhor?

Apesar de seres reguila já temos saudades tuas.

Hoje temos uma novidade muito gira para te contar: a nossa pomba chegou a Alvito no Baixo Alentejo.O sr. Manuel Rocha escreveu-nos uma carta dizendo que a pomba aterrou na herdade dele no dia 2 de Fevereiro e ficou presa, no arame farpado.

Nós escrevemos-lhe esta carta a agradecer.
Um beijinho e as melhoras.
Queremos também mandar um beijinho ao Carlos e desejar-lhe as melhoras.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os nossos herbários

Estamos a estudar os seres vivos. Fizemos uns herbários muito completos com a ajuda dos nossos Pais.
Aqui vos deixamos algumas fotos.

Carnaval

Festejámos o Carnaval com muitas máscaras e muita animação.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Passatempos/animais

Estamos a estudar os animais, e como somos meninos muito aplicados, fizemos várias pesquisas com a ajuda dos nossos Pais e descobrimos coisas muito interessantes e giras que queremos partilhar convosco.
Divirtam-se!

Nesta sopa de letras, tenta descobrir os nomes de:

Três aves ____________ ______________ ______________
Três répteis ____________ ______________ ______________
Três peixes ____________ ______________ ______________
Três mamíferos ____________ ______________ _____________

CURIOSIDADES
O animal que mais tempo vive é a tartaruga gigante das ilhas Galápos, estas tartarugas vivem mais de 150 anos.
A girafa é o animal mais alto. Pode atingir até 5 metros de altura e o seu pescoço poderá atingir os três metros de comprimento mas tem apenas 7 ossos.
Só tem 1 filho.
Tem a língua azul e tão comprida que consegue chegar às
orelhas.
É herbívoro e só come folhas.

O hipopótamo e a girafa dormem em pé.
Os camelos chegam a ingerir de 70 a 100 litros de água em apenas 10 minutos.

O pica-pau dá mais de cem bicadas por minuto numa árvore, para procurar formigas e chega a comer mais de mil por dia.

O maior de todos os peixes é o tubarão-baleia, que pode alcançar um comprimento de 15 metros.

O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Floresta Amazónica.

O animal que salta mais alto é a Pulga. É um dos maiores atletas da natureza. Pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo.

Um golfinho consegue entender cerca de 50 palavras humanas.

Adivinha se fores capaz…

Qual é a ratoeira de caçar ratos que se escreve com quatro letras?

Adivinha, adivinha, não tem osso nem espinha?
Tem duas torres muito altas, dois mirantes, quatro andantes e um enxota-moscas?
Qual é o animal que se parece mais com um gato?
O que é que os cães têm em comum com o Algarve?

Porque é que os papagaios falam menos em Fevereiro?
Qual é o animal que anda com os pés na cabeça?


Anedotas

Como comunicam os sapos modernos?
- Web! Web! Web!

Porque é que os elefantes não têm computadores?
(Porque têm medo dos ratos).
O que acontece quando um elefante se apoia numa pata? O pato fica viúvo.

O novo bar da selva vai abrir pela primeira vez. Os animais fazem fila. Nisto, aparece o coelhinho, que começa a ultrapassar toda a gente. Quando passa junto ao leão, este dá-lhe uma sapatada atirando-o para trás da fila e dizendo: - Lá para trás! O coelhinho põe-se a pé e desata novamente a correr em direcção ao bar. Quando passa junto ao urso, este pega nele e atira-o lá para trás, dizendo: - Para o fim da fila, como toda a gente! O coelho desata novamente a correr e desta vez é o crocodilo que lhe dá uma sapatada com a cauda e o atira para o fim da fila. O coelhinho põe-se a pé e diz: - Caramba... Se continuam assim, não abro o bar!

Uma galinha diz para a outra: ontem à noite tive com febre. Como é que sabes? Porque pus um ovo cozido.

O que é uma lesma? – Pergunta o Rui ao João.
- É… É… um caracol nudista.


Enigmas

Um pássaro pousa numa jarra meia de água. O gargalo da jarra é muito estreito e o bico do pássaro muito pequeno. Se entornar a jarra, a água é absorvida quase instantaneamente pela areia circundante. Como é que o pássaro pode beber a água?

Respira, alimenta-se, reage ao mundo que o rodeia e reproduz-se
O que é?
É um S__ __ V__ __ __


É um ser vivo mas não é vegetal
O que é?
É um A__ __ __ __ __

É uma ave comilona, enterra a cabeça na areia quando está assustada, não voa, é alta, tem dois dedos em cada pé, vive em bandos defendendo-se dando patadas, corre com grande velocidade
O que é?








É uma A __ __ __ __ __ __ __


É um réptil, não tem patas, pode conter veneno, tem dentes, cheira usando a língua bifurcada, desloca-se arrastando o corpo
O que é?
É uma S__ __ __ __ __ __ __

É o gigante dos répteis, vive na água, tem uma cauda muito forte, tem o cérebro maior e mais complexo de todos os répteis o que o torna o mais inteligente, tem a pálpebra transparente que lhe permite ver debaixo de água. A fêmea põe os ovos em ninhos e vigia-os para os proteger.
O que é?
É um C__ __ __ __ __ __ __ __





P.S. Aguardamos as vossas respostas!

Obrigado

Estivemos a ler os comentários que têm feito aos nossos trabalhos. Muito obrigado, ficámos muito felizes.
Obrigado Mãe os comentários estavam muito giros. Rodrigo

Vamos pensar nas propostas que nos fez e em breve daremos notícias.
Um beijinho

Queremos dizer também à mãe do João D. que todos comemos sopa e gostamos muito. Será que o João nos anda a enganar?!...
Beijinhos para todos

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os nossos lanches

Para que todos possamos estar em forma e crescer saudáveis fazemos semanalmente na nossa escola uma ementa dos nossos lanches que tentamos cumprir à risca.
Tentamos variar o mais possível dando um valor muito especial à fruta, pão e iogurtes.









Dicas para estar em forma (continuação)

Como as legendas das imagens são difíceis de ler, aqui estão elas,

Algumas dicas para
estar em forma:


.Tomar sempre o
pequeno- almoço

.Fazer 5 a 6 refeições
por dia.

.Comer muita fruta,
legumes e hortaliças.

.Beber água com
abundância.

.Comer sempre sopa,
salada, arroz, massa
ou batata e evitar os fritos e fast-food.

.Comer poucos doces e
nunca em jejum.

.Beber 3 a 4 copos de
leite por dia.

.Fazer muito exercício
físico.

.Variar o mais possível
os alimentos.

Dicas para estar em forma








































Sabia que...


Hoje queremos partilhar com quem nos visitar o produto de um trabalho que fizemos acerca de uma alimentação saudável. Esperamos que gostem e que vos seja útil.


Sabia que…

… o consumo de queijo aumenta até dez vezes o nível de cálcio na saliva, ajudando a fazer a protecção à placa natural antibacteriana prevenindo as cáries e facilitando a fixação do flúor.


…a laranja é o verdadeiro tesouro da alimentação. É riquíssima em vitamina C e reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.

…o pão acabado de confeccionar deve ser guardado descoberto e à temperatura ambiente até arrefecer para evitar a formação de fungos.

…o ananás é muito útil no tratamento de doenças cardíacas e facilita a digestão de alimentos proteicos.

… a maçã deve ser comida ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais

… o suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, na luta contra infecções.

o tomate é excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares.

…O peixe, de um modo geral, é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas.O peixe fresco deve apresentar escamas brilhantes, olhos claros e brilhantes, guelras bem vermelhas, carne rija à pressão digital e cheiro a mar.


…o consumo regular de iogurte facilita o equilíbrio da flora intestinal, impedindo o desenvolvimento de bactérias patogénicas, que podem causar, dores de cabeça e inflamação das mucosas ou diarreia.


… a alface é uma fonte de vitaminas e sais minerais e é usada como calmante suave.
… a couve é conhecida pela sua acção reguladora do trânsito intestinal.


… a cenoura é a campeã da vitamina A. Crua e bem lavada, limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores.



…como contém muitas fibras, a pêra é boa contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.


O peixe, de um modo geral, é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas.O peixe fresco deve apresentar escamas brilhantes, olhos claros e brilhantes, guelras bem vermelhas, carne rija à pressão digital e cheiro a mar.

…o consumo regular de iogurte facilita o equilíbrio da flora intestinal, impedindo o desenvolvimento de bactérias patogénicas, que podem causar, dores de cabeça e inflamação das mucosas ou diarreia.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Menina do mar

Lemos o livro de Sophia de Melo Breyner Andresen "a menina do mar" e adorámos.
Aqui deixamos uma amostra do nosso trabalho:



A Menina do Mar (Sophia de Mello Breyner Andresen)

A história fala-nos de uma menina muito pequenina e muito bonita chamada Menina do Mar, que foi trazida no bico de uma gaivota para uma praia linda. Media cerca de um palmo, tinha cabelos verdes e um vestido de algas vermelhas. Os seus únicos amigos eram o polvo, o caranguejo e o peixe.
Cada um tinha a sua tarefa. O polvo, como tinha muitos braços, era quem mais trabalhava: arrumava a casa, alisava a areia e trazia a comida.
O caranguejo cozinhava, fazia os vestidos e os colares de búzios, corais e pérolas para a Menina do Mar.
O peixe, como não tem braços, não fazia nada mas era o seu maior amigo. Era com ele que a menina brincava.
Ela era a bailarina da Grande Raia e todos os habitantes do mar gostavam muito dela.
Numa casa branca não muito longe da praia, vivia um rapazito que adorava brincar nas rochas e na areia. Todos os dias ia brincar com a Menina do Mar e levava-lhe coisas da terra para ela conhecer.
Como a menina estava ansiosa por conhecer a terra, o rapazito combinou trazer um balde, colocar-lhe água e algas e levá-la com ele.
Os búzios (que são os ouvidos do mar) ouviram as conversas do rapazito com a menina e foram contar à raia. Ela ficou furiosa e de castigo mandou a menina para outra praia bem longe do rapazinho.
Todos os dias o rapazito voltava à praia mas nunca mais conseguiu ver a menina. Estava desolado.
Numa manhã de nevoeiro, o rapazinho estava muito triste sentado na praia a pensar na Menina do Mar. Ouviu uma gaivota, olhou para ela e viu que trazia um frasco no bico. Ela disse-lhe então:
- Venho da parte da Menina do Mar que me pediu para te dizer que já sabe o que é a saudade. Se quiseres ir ter com ela ao fundo do mar bebe o líquido desse frasco e passarás a ser como ela.
Imediatamente, o rapazito bebeu o líquido e viajou agarrado à cauda de um golfinho muitos dias e muitas noites.
Chegou finalmente a uma gruta onde a menina brincava com os seus amigos. Abraçaram-se com muita força e choraram e riram de alegria.
A menina contou-lhe então que vivia muito triste com saudades dele e numa das noites em que dançava para o rei, começou a chorar e a dançar muito mal. Este, muito comovido, perguntou-lhe o que tinha. Ela disse que tinha muitas saudades.
O rei perguntou o que era isso e o polvo, o caranguejo e o peixe contaram então o que se tinha passado.
O rei chamou uma gaivota e pôs-lhe no bico o frasco com o líquido mágico e mandou-a procurar-te.
A partir de então o menino passou a fazer do mar a sua terra, e junto da Menina do Mar e dos seus amigos, viveram felizes para sempre.

3ºD E.B.1 nº3 do Barreiro