terça-feira, 10 de janeiro de 2012

65ºaniversário da escola





Na próxima 5ªfeira dia 12 de Janeiro, a nossa escola vai celebrar o seu 65ºaniversário. Os nossos pais estão a preparar uma festa fantástica.



Estamos cheios de curiosidade para ver qual vai ser o desempenho dos nossos Pais no papel de alunos dos anos 50! Pedimos à Professora Amélia que não seja muito exigente, mas se for necessário...damos-lhe autorização para utilizar a famosa menina dos cinco olhos.

A menina dos cinco olhos, também conhecida por palmatória, era o instrumento mais temido nessa época. Deixamos aqui um pouco da sua história:


A menina de cinco olhos, foi utilizada há muitos anos atrás no ensino e ao serviço dos professores. Era temida por muitos e presença habitual nos pesadelos de muita gente. Era utilizada pelos professores como um instrumento de manutenção da ordem.

Começou o seu reinado no século XIX, mantendo-se por todo o século XX. Sobreviveu a novas correntes pedagógicas, a leis reguladoras e a tendências educativas implementadas, mantendo-se sempre bem guardada na sala de aula, e sempre disponível para manter a ordem e como forma de sanção.


A menina de cinco olhos inicial foi sendo substituída por outros objectos menos terríveis na aparência, mas sem muitas diferenças no seu objetivo final.Assim, apareceu a régua de pau e a cana da Índia.

E que tal uma companheira destas nas nossas salas de aula?

6 comentários:

Tiago Caeiro disse...

Uuuuuuuuuuuuuuuii
Deve duer imenso levar com aquela regua na mão ou até às vezes na cara.




Tiago Caeiro

Anónimo disse...

Boa noite

Espero que não tenha que levar uma reguada e que tudo corra bem para que seja uma manhã bem disposta e divertida.

João Cavaco

Fátima Caeiro disse...

Não tinha conhecimento da menina dos cinco olhos nem da cana da índia, mas da régua de pau ... levei duas reguadas e recordo-me perfeitamente, como se fosse hoje, a razão porque as levei.
Beijinhos

Rodrigo M disse...

Eu nem quero saber como é que dói.
Como a régua vai para a minha mãe eu a partir de agora eu vou-me portar bem com a minha mãe.
Beisinhos Rodrigo Murilhas.

Anónimo disse...

UOOOOU, QUE FIXE, NÃO ACHAM?
ESTE DIA FOI MUIO DIVERTIDO, O LANCHE ESTAVA MUITO BOM, A MASCOTE FICOU MUITO GIRA,O FILME FOI DO MELHOR, E OS JOGOS TAMBÉM FORAM MUITO DIVERTIDOS.
A UNICA COISA QUE NÃO QUERIA QUE ACONTECESSE NO SÉCULO 21, ERA NÃO APANHAR COM A MENINA DOS CINCO OLHOS.
CAROLINA NUNES GERMANO.

Carmen disse...

Olha a vossa sorte por já não se utilizarem estes auxilires para manter a ordem na sala e aplicar castigos...