quarta-feira, 21 de março de 2012

Museu do Trabalho- Comércio

A nossa visita de estudo
Ontem fomos a Setúbal ao museu do trabalho. Quando saímos da escola fomos até à estação de comboios. Apanhámos o comboio e fomos até Setúbal. Saímos do comboio e fomos lanchar até ao miradouro. Vimos barcos, ferry boats e navios.
Entrámos no museu do trabalho e dividimo-nos em duas filas: uma foi para a Indústria e outra para o Comércio. Nós fomos ao comércio e entrámos numa mercearia. Quando entrámos conhecemos uma senhora chamada Leonor. Ela para nos ensinar, mudou de nome. Ela ensinou-nos a comprar. Entrámos no escritório do dono da mercearia. Lá dançámos.
Adorámos!
Beatriz, Sara Rico, Mariana Matos, Mariana Santos, Tânia

A ida ao museu do trabalho
Ontem, nós e as outras turmas de 3ºano da nossa escola fomos ao Museu do Trabalho a Setúbal.
Fomos a pé até à estação do Barreiro, apanhámos o comboio e fomos até Setúbal. Saímos do comboio e fomos até ao miradouro onde lanchámos.
Depois do lanche dividimo-nos em dois grupos: Indústria e Comércio e iniciámos a nossa visita.
O nosso grupo foi visitar a zona do comércio. Vimos a mercearia liberdade, que foi oferecida ao museu do trabalho pelo seu dono.
A senhora Leonor, que foi a nossa guia da visita, pôs o avental, apanhou o cabelo e meteu os óculos. Ela disse que a partir dali seria a Gracinda e lá começou ela a explicar algumas coisas sobre a mercearia Liberdade.
Ela, a Leonor disfarçada de Gracinda, pegou num pote cheio de biscoitos de amêndoa e tirou uma dúzia (12) de biscoitos. Depois explicou-nos como se media o azeite.
-Aqui, o cliente escolhe tudo. Dizia ela.
Depois de algumas outras vendas passámos para o escritório do gerente.
-Agora que não pagaram, vamos ajustar as contas. -disse ela fazendo aquilo a que hoje chamamos de talão.
Passámos para o armazém onde nos deram milhares de feijões,3 ajustadores e 3 medidas. Nós pusemos os feijões na medida e depois com os ajustadores tirámos os feijões que estavam a mais. Depois dançámos uma música dos anos 80.
Andámos, andámos e andámos até que chegámos à estação. No comboio a viagem foi muito divertida. Contámos anedotas, vimos a paisagem, lemos os placares de publicidade que existiam nas várias estações por onde passámos e finalmente chegámos à estação do Barreiro.
Foi uma visita fantástica!
Daniel, João Tiago, João Daniel, Mauro, Tiago Ramada e Gonçalo

1 comentário:

Fátima disse...

As visitas de estudo são sempre enriquecedoras e esta não foi exceção. Aprenderam coisas que não conheciam com muita diversão à mistura.