quarta-feira, 18 de abril de 2012

A nossa visita de estudo

A visita de estudo
Ontem fomos ao Planetário e ao Museu da Marinha.
Quando chegámos a Lisboa fomos comer o lanche da manhã.
 À entrada do Planetário vimos uma réplica de um barco chinês de madeira.
Depois subimos as escadas para uma sala muito grande, e sentámo-nos nas cadeiras que eram inclinadas para trás.  Começou o espetáculo.
Vimos os pontos cardeais, a estrela polar, muitos planetas, constelações e vários tipos de estrelas.
Depois  iniciámos a nossa viagem pelo espaço, e encontrámos 3 planetas: Mercúrio, Marte e Saturno( o Senhor dos Anéis).
Vimos as várias fases da lua, um eclipse do sol e chegámos à conclusão que a Terra é o Planeta mais bonito de todos.
Este fantástico espetáculo terminou com uma assustadora tempestade.
Saímos e fomos almoçar. Depois de almoço brincámos muito.
À tarde fomos visitar o Museu da  Marinha  onde se encontra a estátua  do  Infante D.  Henrique bem como a de todos aqueles que fizeram parte dos descobrimentos. Vimos também vários tipos de caravelas, utilizadas antigamente nos descobrimentos, entre elas, a "Muleta" , embarcação de pesca utilizada pelos pescadores dos esteiros da margem sul do rio Tejo (Seixal, Barreiro e Moita), que atravessavam a barra para lançar redes entre o Cabo da Rocha e o Cabo Espichel.
Havia muitos canhões, fardas a sério e muitos instrumentos de guerra.
Também vimos os barcos que utilizavam em caso de  fuga. Foi uma visita sensacional! Adorámos!

A nossa visita de estudo
Ontem fomos fazer uma visita de estudo ao Planetário e ao Museu de Marinha.
Primeiro fomos ao Planetário, onde aprendemos muitas coisas sobre os planetas.
Vimos as constelações, os nossos signos e o nosso preferido foi o leão. Depois vimos o eclipse do Sol e no fim foi a parte mais divertida!... Fizemos uma viagem pelo espaço e vimos quase todos os planetas.
Aprendemos várias curiosidades como por exemplo em Júpiter cabem 1400 Terras e em Saturno cabem cerca de 800.
Quando acabámos a visita ao Planetário fomos almoçar e ainda deu tempo de brincarmos um belo bocado.
A seguir fomos visitar o Museu de Marinha. Lá vimos vários barcos antigos e alguns muito grandes. Vimos armaduras e lá mais para o fundo vimos os barcos mais recentes como o Navio da Escola de Sagres. Logo no início vimos uma estátua do Infante D. Henrique.
Depois fomos lanchar e ficámos à espera da professora para depois irmos embora no autocarro.
Viemo-nos embora e quando chegámos já estavam cá os nossos pais e os nossos avós.