sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Algumas curiosidades sobre os primeiros passos no espaço


Sabias que…


… O primeiro homem a pisar o espaço foi Neil Armstrong que de pé sobre a superfície lunar disse: ”Este é um pequeno passo para o homem, mas um passo de gigante para a humanidade.”
Diogo Valente
... Utilizou-se um jipe espacial com rodas muito largas para fazer as deslocações na lua devido à dificuldade das mesmas e aos fatos usados pelos astronautas não facilitarem nada as coisas.
O fato dos astronautas é composto por 3 peças: um maillot que controla as reacções do corpo, a segunda peça possui uma série de canais onde circula água fresca para proteger os astronautas do calor e a terceira, é muito resistente e protege-os do ambiente espacial.
Rodrigo
… Antes de enviar homens para o espaço, era necessário testar se regressariam à terra com saúde. A primeira heroína da conquista espacial foi Laika, uma cadela russa que viajou num nicho muito fofinho para se sentir confortável, mas infelizmente morreu antes de regressar à terra, por falta de oxigénio.
Carolina e Leonor
…Os homens resolveram enviar astronautas à lua por ser o planeta mais próximo da terra.
A nave espacial era constituída por 2 partes: o compartimento do comando que permanecia em órbita, onde os astronautas comiam, dormia e trabalhavam; e o módulo lunar que efectuava a sua missão na lua.
Jaime
… Um avião não pode ir para o espaço porque os seus motores não têm força suficiente para vencer a gravidade, teria de atingir uma velocidade de 28 000km/h. O Concorde, avião comercial mais rápido só atinge 2 000km/h.
André

Sem comentários: