quinta-feira, 17 de abril de 2008

Visita à Quinta Pedagógica "Cantar de Galo"

Visita à quinta pedagógica “ Cantar de Galo”

Comemorámos a semana Shape Up de 7 a 13 de Abril. No dia 9 (quarta-feira), fomos à Quinta do Zacarias com os nossos colegas do Infantário.
Logo que chegámos, fomos lanchar e brincar com a cabrinha Julieta.
Corremos atrás dela, tentámos agarrá-la mas ela era muito rápida.
Depois destes momentos bem divertidos, fomos dar comida aos animais: burro, cavalo, pónei, vitelo, patos, galinhas, pombos, porquinhos-da-índia, gansos, bode e porcos.
Os animais de que mais gostámos foram: Lourenço (o pónei), Julieta (a cabrinha) e os porquinhos-da-índia.
Depois dos animais estarem devidamente tratados, fomos trabalhar na horta: cavámos a terra, plantámos couves, semeámos alfaces.
Acabados de chegar da horta, lavámos muito bem as mãos porque antes de almoçar ainda tínhamos de fazer o pão para o lanche.
Mãos à obra e toca a lavar as mãos e começar a amassar o pão: farinha, água, sal e fermento muito bem misturados num alguidar. Depois de bem amassado fizemos bolinhas e colocámos-lhe chouriço. Estava pronto para ir para o forno. Colocámos lenha no forno e pusemo-lo a aquecer.
Fomos então almoçar, pois já estávamos exaustos. Depois de almoço brincámos novamente com a nossa amiga cabrinha que nos ajudou a fazer a digestão.
Continuámos a nossa lição de como se vive na quinta fazendo chouriço, doce de maçã e queijo fresco. Vimos e mexemos em ervilhas, favas, cenouras, nabos, batatas, alhos, couves, alfaces, coentros e salsa.
Terminámos o dia com uma caça ao tesouro.
Já no autocarro, preparados para o regresso, recebemos uma visita inesperada: o Zacarias. Foi uma algazarra!
Foi um dia em cheio e aprendemos que viver na quinta é difícil, mas divertido e muito saudável. Gostávamos muito de poder viver na quinta.

E.B.1. nº3 do Barreiro
3ºAnoD

2 comentários:

Anónimo disse...

estes desenhos estão um espectáculo

Anónimo disse...

Eu gosto muito dos desenhos do "Cantar de Galo"
Estão muito giros e interessantes.
Um beijinho da Sofia