terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Menina do mar

Lemos o livro de Sophia de Melo Breyner Andresen "a menina do mar" e adorámos.
Aqui deixamos uma amostra do nosso trabalho:



A Menina do Mar (Sophia de Mello Breyner Andresen)

A história fala-nos de uma menina muito pequenina e muito bonita chamada Menina do Mar, que foi trazida no bico de uma gaivota para uma praia linda. Media cerca de um palmo, tinha cabelos verdes e um vestido de algas vermelhas. Os seus únicos amigos eram o polvo, o caranguejo e o peixe.
Cada um tinha a sua tarefa. O polvo, como tinha muitos braços, era quem mais trabalhava: arrumava a casa, alisava a areia e trazia a comida.
O caranguejo cozinhava, fazia os vestidos e os colares de búzios, corais e pérolas para a Menina do Mar.
O peixe, como não tem braços, não fazia nada mas era o seu maior amigo. Era com ele que a menina brincava.
Ela era a bailarina da Grande Raia e todos os habitantes do mar gostavam muito dela.
Numa casa branca não muito longe da praia, vivia um rapazito que adorava brincar nas rochas e na areia. Todos os dias ia brincar com a Menina do Mar e levava-lhe coisas da terra para ela conhecer.
Como a menina estava ansiosa por conhecer a terra, o rapazito combinou trazer um balde, colocar-lhe água e algas e levá-la com ele.
Os búzios (que são os ouvidos do mar) ouviram as conversas do rapazito com a menina e foram contar à raia. Ela ficou furiosa e de castigo mandou a menina para outra praia bem longe do rapazinho.
Todos os dias o rapazito voltava à praia mas nunca mais conseguiu ver a menina. Estava desolado.
Numa manhã de nevoeiro, o rapazinho estava muito triste sentado na praia a pensar na Menina do Mar. Ouviu uma gaivota, olhou para ela e viu que trazia um frasco no bico. Ela disse-lhe então:
- Venho da parte da Menina do Mar que me pediu para te dizer que já sabe o que é a saudade. Se quiseres ir ter com ela ao fundo do mar bebe o líquido desse frasco e passarás a ser como ela.
Imediatamente, o rapazito bebeu o líquido e viajou agarrado à cauda de um golfinho muitos dias e muitas noites.
Chegou finalmente a uma gruta onde a menina brincava com os seus amigos. Abraçaram-se com muita força e choraram e riram de alegria.
A menina contou-lhe então que vivia muito triste com saudades dele e numa das noites em que dançava para o rei, começou a chorar e a dançar muito mal. Este, muito comovido, perguntou-lhe o que tinha. Ela disse que tinha muitas saudades.
O rei perguntou o que era isso e o polvo, o caranguejo e o peixe contaram então o que se tinha passado.
O rei chamou uma gaivota e pôs-lhe no bico o frasco com o líquido mágico e mandou-a procurar-te.
A partir de então o menino passou a fazer do mar a sua terra, e junto da Menina do Mar e dos seus amigos, viveram felizes para sempre.

3ºD E.B.1 nº3 do Barreiro


3 comentários:

Susana Oliveira disse...

Agora tomei o gosto.

Porque é que não se combina fazxer um teatro de fantoches ou marionetas com a história da menina do mar? Nós Pais podiamos dar uma ajudinha, uns cenários giros, faziamos os fantoches ....
Professora Inácia, o que acha?

Anónimo disse...

Gostámos muito do blog,das fotos dos desanhos das adivinhas etc.
Vamos fazervos uma proposta que é saltar á corda todos juntos para ver quem salta melhor.

C. disse...

Olá,
todos os livros transmitem uma mensagem, principalmente os infantis, desde cedo que começámos a ler aos nossos filhos, é um hábito saudável e mais tarde vemos os frutos, este livro A menina do Mar, também o temos e é muito bonito. Há um muito engraçado cujo título é: O povo Luz e os homens sombra, tem uma linda mensagem sobre a paz no mundo e o amor.
O Rodrigo pode levá-lo um dia destes para o lerem se assim o entender.
bjos
Carmen (mãe do Rodrigo)